A Ferrari selecionou a 87ª edição do Salão Internacional de Automóveis de Genebra para a estréia mundial do novo Ferrari Berlinetta de 12 cilindros, o 812 Superfast, o Ferrari mais potente e mais rápido da história da marca.
Este carro novo não só introduz uma infinidade de características inovadoras, mas também é particularmente significativo como a série V12 que marcou o início oficial da gloriosa história Cavalo Prancing em 1947, há 70 anos atrás.
O Ferrari Berlinetta 812 Superfast assim inaugura uma nova era na história de 12 cilindros da Ferrari, fazendo isso construindo sobre os legados inestimáveis da F12 Berlinetta e F12tdf. É voltado para clientes que exigem a Ferrari mais poderosa e exclusiva da gama: um carro esportivo intransigente que proporcionará emocionante condução tanto na estrada e pista, mas também ser confortável o suficiente para permitir que seus proprietários apreciem como uma experiência global.
Alimentado por um novo motor V12 de 6,5 litros que desencadeia 800 cv, o 812 Superfast é a nova referência no segmento de carros esportivos de média potência, alcançando a máxima potência a 8.500 rpm, o que se traduz em uma potência específica de 123 cv /eu. Números que nenhum outro carro de produção de tração frontal já chegou perto de entregar e que garantem o tipo de emocionante desempenho top-end que é a característica exclusiva da Ferrari V12.
A potência do motor é sublinhada por um som cheio, rico de exaustão que explora a influência acústica entregue aumentando por seu deslocamento. O torque máximo é de 718 Nm a 7.000 rpm, 80% dos quais já estão disponíveis a 3.500 rpm, melhorando a condução e o pick-up mesmo em baixas rotações. Estes níveis de desempenho foram alcançados, em parte, pela adoção de um sistema de injeção direta de 350 bar pela primeira vez em um motor de alto desempenho e emparelhá-lo com vias de admissão de geometria variável conceitualmente derivadas daqueles de motores F1 naturalmente aspirados.
A transmissão de dupla embreagem do 812 Superfast tem relações de engrenagem específicas que, combinadas com tempos mais curtos para cima e para baixo, entre engrenagens, aumentam ainda mais a resposta do acelerador. O 812 Superfast é equipado com sistemas de controle de ponta e componentes, resultando em um manuseio incomparável e roadholding. É a primeira Ferrari a usar o EPS (Power Steering) que, de acordo com a abordagem de engenharia intransigente da Ferrari, é usada para explorar plenamente o potencial do desempenho do carro e, através da integração completa com todos os controles eletrônicos de dinâmica de veículos – 5.0 versão de Ferrari patenteado Side Slip Control (SSC) – tornar seu desempenho poderoso mais fácil de manusear e ainda mais emocionante para explorar.
Os controles do veículo incluem também, pela primeira vez, o sistema Virtual Short Wheelbase 2.0 (PCV) que, seguindo a experiência adquirida com o F12tdf, apresenta uma evolução do software que melhora a agilidade do manuseamento e reduz os tempos de resposta do veículo ainda mais.
Desenhado pelo Ferrari Styling Center, o novo 812 Superfast redefine a linguagem formal do motor V12 Ferraris, sublinhando o excepcional desempenho do carro com linhas e proporções muito desportivas.
Visto em silhueta, o 812 Superfast tem um fastback sleekness: um design de duas caixas com uma alta cauda remanescente do glorioso 365 GTB4 de 1969. O design dos flancos visualmente encurta a cauda e é caracterizada por impressionante wheelarches musculares que embutem o 812 Superfast com o poder e a agressão garantidos por seu imponente V12. Full-LED faróis integrados na concepção das entradas de ar esculpido no capô também enfatizar que músculo da frente, integrando com, e envolvendo em torno do wheelarch da frente.
Na parte traseira, quatro luzes traseiras redondas inspiradas na tradição Ferrari enfatizam um design feito em linhas horizontais e dão ao 812 Superfast uma postura ampla e imponente, abaixando visualmente tanto o spoiler quanto a cabine.
Como com todos os Ferraris, o estilo e a função aerodinâmica são perfeitamente integrados para produzir soluções e formas inovadoras. Dois exemplos são a seção frontal multifuncional, que incorpora um conjunto de soluções aerodinâmicas, incluindo abas ativas na frente da parte inferior do corpo, e o flanco traseiro, que apresenta um by-pass aerodinâmico sem precedentes para aumentar a força aerodinâmica.
O carro está sendo lançado em uma nova cor especial, a Rosso Settanta, que marca o 70º aniversário da empresa. O interior do 812 Superfast foi revisitado em linha com o exterior mais extremo, mantendo inalterado o conforto on-board excepcional e espaço que Ferrari da frente-engined V12 berlinettas sempre ofereceu. A cabine foi dada uma mais esportiva, mais radical olhar com os principais elementos parecem flutuar, criando um efeito de corrida de puro-sangue empolgado e elegância magra. O traço horizontal loops elegantemente em torno das aberturas de ar central para um olhar sofisticado, escultural.
Novos assentos mais esportivos e ergonómicos funcionam ao lado da nova HMI, incluindo novos conjuntos de volante e de instrumentos e as mais recentes unidades de informação e de ar condicionado.
Engine | |
Configuration | 65º V12 |
Location | Front, longitudinally mounted |
Construction | aluminium block and head |
Displacement | 6,496 cc / 396.4 cu in |
Bore / Stroke | 94.0 mm (3.7 in) / 78.0 mm (3.1 in) |
Compression | 13.6:1 |
Valvetrain | 4 valves / cylinder, DOHC |
Fuel feed | Direct Fuel Injection |
Lubrication | Dry sump |
Aspiration | Naturally Aspirated |
Power | 788 bhp / 588 KW @ 8,500 rpm |
Torque | 718 Nm / 530 ft lbs @ 7,000 rpm |
BHP/Liter | 121 bhp / liter |
Drivetrain | |
Front Brakes | Brembo ventilated and cross-drilled discs, 398mm (15.7 in) |
Rear brakes | Brembo ventilated and cross-drilled discs, 360mm (14.2 in) |
Gearbox | 7 speed Automatic |
Clutch | Dual clutch |
Drive | Rear wheel drive |
Dimensions | |
Weight | 1,630 kilo / 3,594 lbs |
Length / Width / Height | 4,657 mm (183.3 in) / 1,971 mm (77.6 in) / 1,276 mm (50.2 in) |
Wheelbase / Track (fr/r) | 2,720 mm (107.1 in) / 1,672 mm (65.8 in) / 1,645 mm (64.8 in) |
Fuel tank | 92 Litre (24.3 Gallon US / 20.2 Gallon Imperial) |
Wheels (fr/r) | 10 x 20 / 11.5 x 20 |
Tyres (fr/r) | 275/35 – ZR20 / 315/35 – ZR20 |
Performance figures | |
Power to weight | 0.48 bhp / kg |
Weight distribution | 47% front / 53% rear |
Top Speed | 340 km/h (211 mph) |
0-100 km/h | 2.9 s |